quarta-feira, 30 de junho de 2010

Prazo para a realização das atividades 03 e 04.

Caros Alunos,

Gostaríamos de lembrá-los que as atividades 03 e 04 devem ser realizadas até o dia 10 de julho de 2010.

Bom trabalho.

Profª. Rosa
Prof. Luís

quarta-feira, 23 de junho de 2010

ATIVIDADE 04 - “Veja a Copa de TV nova!”



O Esporte como forma de lazer passivo.

O lazer, inicialmente, tinha por objetivo diminuir as tensões presentes nas longas jornadas de trabalho. Neste contexto, referimo-nos a uma forma de lazer para desconectar-se. (Enzensberger, 1991, apud Lovisolo, p.247).
A televisão utilizada como forma de lazer faz com que o ser humano se desconecte da realidade que o cerca, de seus problemas e viva intensamente esse tempo, o qual expressa um sentimento de “prazer”. Mas que prazer é esse?
Será que a televisão proporciona alienação? E o telespectador que, nesses casos, encontra-se solitário e passivo, não podendo criticar ou refletir sobre o que lhe é oferecido? E o que terá acontecido no incidente com o Brasil na final da copa da França em 1998?
O esporte, dentro desse conceito de lazer, influencia os expectadores para a compra do “espetáculo-esportivo”. Sobre a relação entre o esporte e o consumismo podemos refletir de diversas formas, tais como:

• Compra de ingresso para assistir um evento esportivo.
• Investimento de multinacionais em marketing esportivo.
• Matrículas de crianças em escolinhas esportivas com pais influenciados pela mídia.
• Compra de calçados e materiais específicos para a prática esportiva.

A televisão e os meios de comunicação em geral, por influenciarem um grande público com proporções, muitas vezes incalculáveis, tornam-se produtores de verdades, criando crenças, ídolos e divulgando informações pertinentes aos seus interesses. Essa produção de idéias e valores pode ser interpretada pelas pessoas como verdades absolutas, sem que haja uma reflexão crítica a respeito de tais modelos, contribuindo, assim, na formação de uma massa consumidora.

Fonte: Educação Física - Secretaria de Estado da Educação.

Sobre o texto acima, responda as perguntas abaixo:

1. Eu faço esporte ou sou usado pelo esporte?

2. Qual a sua opinião sobre a influência da mídia nas práticas esportivas e o que é para você uma prática esportiva passiva?

3. Agora uma sugestão: se estiver se sentindo cansado de ficar passivo, saia da frente do seu computador ou da sua TV, escute a música "Waving flag", do K'naan - disponível no link: http://www.youtube.com/watch?v=GiHGZ8-0pwQ , e tente fazer a coreografia do vídeo abaixo!!! Lembre-se: dançar também é exercitar o corpo!

ATIVIDADE 03 - We’re all african



1. Para que possamos entender o contexto de uma Copa do Mundo, é importante que compreendamos também a história e a posição geográfica do país onde este evento está acontecendo, o qual mais da metade da população mundial pára na frente de um televisor afim de acompanhar o desenrolar dos acontecimentos, das partidas de futebol, dia após dia, durante pelos menos 30 dias. Então pesquise e escreva sobre a história da África do Sul, bem como sobre a sua cultura, sua política, seus costumes, preconceitos, ssua economia e a sua posição geográfica, e, a seguir, comente o trecho abaixo do texto escrito por TIAGO DE SOUZA do blog do Juca:

“Porque nunca seu povo foi tão real, sua nação foi tão palpável. Faltou todo o sentimento de milênios carregado pelo mutilado, esquecido e feliz povo africano. Faltou a carga de emoção real, faltou a aura de alegria verdadeira – e única- de um povo que até chega dar a impressão que deixa de lado qualquer sentimento de injustiça, para saudar o mundo que o renegou e agora vem até eles.
A Copa, pela fala de um prêmio Nobel, Desmond Tutu, de uma história irretocável, que fala em perdão sem esquecimento (entender realmente isso, chega a ser surreal), que fala em “we’re all africans” (e somos mesmo!), que foi calado durante décadas, que lutou não por um país SÓ negro, mas um país de todo seu povo, já valeu! Seu discurso – que mais pareceu uma ode à alegria – quebrou todos os preconceitos que vinha lendo numa das redes sociais mais acessadas do mundo. “Emocionou quem questionava a qualidade musical de um povo que não busca mostrar ao mundo tecnologia, imponência, riqueza, pieguices, mas apenas a sua cultura, a sua maneira, sublime, de viver mesmo ao lado de uma infinidade de mazelas.”

2. Faça agora uma reflexão sobre o seguinte assunto: "Perspectivas para a próxima Copa do Mundo no Brasil em 2014".